Terça-feira, Janeiro 20, 2026
InícioDesportoCD da Federação "limpa" processos do FC Porto: Queixa contra Fábio Veríssimo...

CD da Federação “limpa” processos do FC Porto: Queixa contra Fábio Veríssimo e caso do VAR desligado arquivados

As decisões surgem apenas 48 horas após o Clássico da Taça de Portugal, arbitrado precisamente por Veríssimo. O Conselho de Disciplina alega falta de provas para prosseguir com os inquéritos.

O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decidiu arquivar dois dos processos mais mediáticos das últimas semanas envolvendo o FC Porto. Em causa estavam uma queixa formal contra o árbitro Fábio Veríssimo e o insólito episódio do VAR “desligado da tomada” no Estádio do Dragão.

O fim do braço-de-ferro com Fábio Veríssimo

O Processo de Inquérito n.º 14, movido pelos “dragões”, visava Fábio Veríssimo por alegados comportamentos intimidatórios. O clube azul e branco acusava o juiz de ter ameaçado dirigentes após o encontro frente ao Arouca, sugerindo que tais ameaças se concretizaram mais tarde, no jogo contra o SC Braga.

Apesar das acusações de “comportamento persecutório” e violação de deveres, o CD determinou o arquivamento por inexistência de elementos suficientes. O timing da decisão não passa despercebido, ocorrendo apenas dois dias depois de Fábio Veríssimo ter apitado o Clássico entre FC Porto e Benfica para a Taça de Portugal.

VAR “fora da tomada” sem consequências disciplinares

Paralelamente, o Processo de Inquérito n.º 11 também foi encerrado. Este investigava o atraso de 45 segundos no reatamento do FC Porto-SC Braga, provocado pela falta de energia no sistema de videoárbitro. Na altura, apurou-se que o equipamento tinha sido desligado inadvertidamente, gerando uma onda de críticas sobre a segurança e os protocolos da Liga. No entanto, o órgão disciplinar entendeu não haver matéria para sanções.

O cenário jurídico atual

Embora estes dois processos tenham sido encerrados, o “dossiê Braga” ainda não está totalmente fechado para o FC Porto:

  • Multa paga: O clube já foi sancionado pelo caso da televisão colocada no balneário da arbitragem.

  • Recurso no TAD: O FC Porto não se conformou com a multa e recorreu para o Tribunal Arbitral do Desporto, onde o caso ainda corre termos.

Com estes arquivamentos, a Federação tenta colocar um ponto final na instabilidade jurídica em torno destes episódios, embora o clima de tensão entre as estruturas diretivas e o setor da arbitragem prometa continuar a marcar a agenda desportiva nacional.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments